sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ilustração Técnica

Há um tempo, eu recebi uma encomenda de ilustrações técnicas para um livro didático de biologia. Nunca tinha feito esse tipo de trabalho antes, mas aceitei, por perceber nesse pedido mais uma frente de trabalho interessante.



Comecei pela ilustração mais desafiadora, um infográfico que mostra o surgimento da vida na Terra. Gostei do resultado. Acho que ficou dinâmico e bonito, apesar da idéia ser um "lugar comum".



Mas eu não tinha com o que me preocupar. Eu fui informado que a ilustração técnica é feita de clichês. Outra orientação foi pra não ousar muito, já que a informação tem que ser muito clara e objetiva. Eu ainda tentei impor algumas coisas, como por exemplo um uso mais interessante de cores. Optei pelas complemetares, em alguns casos.

Onde os elementos permitiram uma abstração de cores, vingou, mas em outros casos, como os que seguem abaixo, eu fui impedido de abstrair tanto. Eu publico aqui as minhas sugestões e as versões aprovadas.


Sugestão de infográfico com as complementares verde e vermelho


Versão aprovada pelo cliente


Sugestão de infográfico com as complementares verde e roxo


Versão aprovada pelo cliente

Não há nada de especial ou genial nesses infográficos - como eu disse, a ilustração técnica é feita de clichês. Por isso mesmo achei que cores mais atraentes e abstratas dariam um tempero aos desenhos.

Tá sendo uma experiência muito boa. É outra linguagem, com outras necessidades.

Nenhum comentário: