quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Inscrições para bolsas de artes, design e música na Alemanha

O programa BrasilAlemanha - De Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo está com inscrições abertas para bolsas de artes, design e música na Alemanha.

Artistas brasileiros já se beneficiaram deste programa, como o maestro Isaac Karabtchevsky, o compositor Marlos Nobre, os músicos Hermeto Paschoal e Flo Menezes e o artista plástico Rubens Gerschman.

As inscrições para o programa de bolsas do DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst (serviço alemão de intercâmbio acadêmico) estão abertas até 20/10, válidas para o período 2009/2010.

É necessário ter até 30 anos e ser graduado em artes plásticas, design ou música para poder concorrer à bolsa. O candidato escolhe a instituição e o professor, mas não precisa necessariamente realizar um curso ou especialização que conceda um título acadêmico.

Também é preciso apresentar amostras de sua produção artística recente. Na primeira fase da seleção, os candidatos passam por uma avaliação criteriosa realizada pelo DAAD, e os escolhidos realizam então uma prova na instituição de ensino alemã. Em caso de reprovação, o candidato terá de retornar ao Brasil.

A bolsa inclui 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea, seguro-saúde, curso de alemão de quatro meses na Alemanha e pagamento de taxas universitárias até 500 euros.

Pegue aqui o edital.

Nenhum comentário: