quarta-feira, 10 de junho de 2009

Seminário de curadoria e lançamento de revista

No próximo dia 16/6, às 19h30, acontecerá o III Seminário Semestral de Curadoria e lançamento da revista marcelina 2/ficções, do mestrado em artes visuais da Fasm.

A conferência do artista e curador Ricardo Basbaum dá seqüência ao projeto organizado por Lisette Lagnado, com o objetivo de oferecer um horizonte reflexivo para a teoria e prática curatorial no Brasil, dentro do âmbito acadêmico.

Neste terceiro encontro com um curador, será dada ênfase em exposições organizadas por artistas que assumem um papel comumente reservado ao crítico. A principal questão a ser debatida indaga “como pertencer e criticar ao mesmo tempo”? Por meio de vários exemplos de agrupamentos artísticos sem a mediação de um curador, Basbaum questiona a imagem do artista e defende que seu papel “não se reduza ao de mero produtor de obras de arte”. A partir de sua prática como artista, Basbaum mapeia os perigos do exercício curatorial.

A revista marcelina 2/ficções, com capa e caderno de Laura Lima, será lançado às 18h, trazendo dossiê do encontro anterior, em que Adriano Pedrosa fala da crise financeira internacional e do mercado de arte, do questionamento do rótulo “arte latino-americana” e de exposições feitas para lugares específicos, entre outras responsabilidades do curador.

Programação:
Abertura, das 17h às 18h30
Ricardo Basbaum e Lisette Lagnado: Conferência dialógica
Intervalo (preparação das perguntas à mesa), das 18h30 às 19h
Debate com o público, das 19h às 19h30
Lançamento da revista marcelina 2/ficções, das 19h30 às 20h

Inscrições gratuitas na secretaria setorial da pós-graduação
E-mail: pos-graduacao@fasm.edu.br
Tel.: (0/xx/11) 3824-5808
Vagas limitadas.
 
Faculdade Santa Marcelina
Rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes

Nenhum comentário: