sábado, 11 de julho de 2009

Do fundo do baú

Escrevendo o roteiro de "Guignard", eu lembrei de um antigo gibi que contava a história do Marquês de Tamandaré. Fui atrás porque sabia que essa história tinha um gancho inicial interessante: um pai contava ao filho quem foi o Marquês de Tamandaré.

Relendo a HQ, percebi que o gancho na verdade era um pouco mais preciso: o menino tinha acabado de construir um navio e o chamou de "Tamandaré", daí o pai perguntou "sabe quem foi Tamandaré?". E tem a partir daí início toda a história desse "herói nacional".

Eu pensei que não tivesse mais essa revista, qual foi a minha surpresa quando arrisquei procurar entre as minhas velhas revistas em quadrinhos. É uma HQ tão antiga que eu nem lembro como veio parar na minha mão, só sei que isso tem uns 20 anos – com a HQ em mãos é fácil perceber que sua editoração é pré-computador.

Tamandaré – Vida e Obra de Joaquim M. Lisboa tem roteiro e desenhos de José Menezes, foi editada pelo Ministério da Marinha – Serviço de Relações Públicas da Marinha e impressa pela Imprensa Naval. Não há nenhuma menção ao governo da época, o que torna mais difícil precisar a data da publicação.

4 comentários:

eduardo disse...

volta, Osi!

Universo Anime disse...

Oi meu nome é Manoela e gostei mto do seu blog! PARABENS
Quando puder de uma passadinha no meuu! Valeu

bjao

Osi disse...

Hehehehe
Legal, gente. Logo mais eu vou voltar a atualizar este blog, retomando o meu projeto do Guignard...

Manoela, valeu a visita. Eu vou ver o seu blog já.

Beijos.
Osi

Universo Anime disse...

HAHAH o Alexandre mais conhecido como RAPONES se formou cmg na FASM!! agora vendo sua fotoo eu te conheço tbb de vista!

que coincidencia =D

Brigado por ter entrado lá
Valeu a visitaa!!!

bjaoo